quarta-feira, 20 de junho de 2012

O Significado da Borboleta

Bom dia, boa tarde e boa noite amigos.

Ficamos um tempo fora do ar sem postar nada novo, nesse tempo vim aqui diversas vezes fazendo alterações no layout e sempre pensando em postar algo, mas ainda não estava na hora da retomada. Bom nesse tempo posso dizer que amadureci e venho com novas propostas e quero compartilhar com vocês. 
Começo o primeiro post com uma reflexão belíssima que encontrei fazendo algumas pesquisas para o blog a autora é Pri S. vocês podem visita-lá no endereço http://devaneiosemetamorfoses.blogspot.com.br/, o tema do post tem tudo a ver com o nosso blog, mas foi com a reflexão em si que me identifiquei, então vamos lá!

"A Borboleta Azul possui vários significados em diferentes culturas, mas esta sempre associada aos processos de: mudança, metamorfose, transformação, viagem, libertação, morte e renascimento.

Ela esta relacionada a alma, espirito ao sopro vital - a individualidade que possuímos enquanto seres.

A borboleta nasce lagarta, rasteja pelo chão e conhece o mundo sobe essa perspectiva. vive dessa forma até que seja chamada pela natureza e compelida a iniciar o processo em busca de si mesma e de seu estado final.
Envolve-se em uma pupa, torna-se crisálida e fica alheia ao mundo, voltada para si mesma sofrendo transformações físicas que a prontifique para o momento de saída do casulo e a nova vida a seguir.
Luta para sair do casulo, suas assas ainda enrugada não lhe permite o voo imediato. De repente aprende a voar e passa a ver o mundo sob uma nova perspectiva: enxerga o chão onde outrora viveu, agora de cima. E aprende novamente a lidar com o seu novo ambiente, já nesse momento apropriada do céu e da terra.

A trajetória de nossa vida pode ser comparada ao processo da borboleta, nascemos com certas características, passamos por situações que nos propiciam aprendizado e lapidação de nosso estado e estamos sempre em busca de nos tornarmos melhores - voando em todas as direções com asas multicoloridas.

Mas esse processo não é tão uniforme assim, a metamorfose da borboleta possui inicio, meio e fim, a nossa parece cíclica, uma vez que passamos por várias situações em que sentimo-nos lagarta, tornamo-nos crisálidas e depois lindas e livres borboletas, donas de céus e terras.
Aprendemos a conhecer nossas potencialidades, buscamos adaptação em nosso habitat, nos voltamos para nós mesmos, procuramos a reflexão, articulamos idéias, tomamos decisões, partimos para ações, conquistamos mudanças efetivas...
Estamos sempre em transformação, no cotidiano de nossas vidas enquanto espíritos em aprendizado, enquanto seres humanos que buscam ser melhores  na situação e analise de uma vida inteira ou das frases em que vêm e vão o tempo todo.

Estamos a cada instante nascendo e morrendo, olhando para nós mesmos e nos transformando. Trilhando a caminhada da nossa existência com o compromisso de nos tornarmos melhores, livres, com imensas asas coloridas dominando a nós mesmos, céus e terras."  

Espero que tenham gostado beijos ficam com Deus!


              

20 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Yollanda, Obrigada pela visita! Fique com Deus!

      Excluir
    2. Oi querida, sou Nira de Belém. Amo as borboletas azuis por todo encanto e beleza que ela me passa. Fui visitada por uma ,pela manhã após café, me assustei de inicio mas ela deu a volta e beijou minha testa e foi embora... Qdo fui estender as roupas no varal, lá estava ela passeando no quintal. Após alguns dias, viajei de férias e houve muitas mudanças boas na minha vida! Agora quero mais borboletas azuis me beijando o rosto! srsr

      Excluir
  2. Parabéns belo blog...Tenho sonhado e visto borboleta azuis...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! pela visita, as borboletas azuis são encantadoras...

      Excluir
  3. Bom dia Thata, sou artistaplastica, e poetisa, e ja escrevi alguns livros, por um motivo nao revelado nao editei nehum. Agora me proponho a editar o meu mais recente e importante, até agora, um livro cuja experiencias de 44 anos de vida serao relatadas. Trarei a LUZ uma historia de muita dor, sofrimento e superaçao... Bem o motivo que me trouxe ate voce foi a procura por borboletas azuis... Para usar na capa do livro. A borboleta sempre teve pra mim um exemplo de superaçao e de vida...a escolha da boboleta azul é porque azul é minha cor de sublimaçao (sou tambem cromoterapeuta) e olha que nem sabia que borboletas azuis tinha um significado especial, e mais surpresa fiquei que é exatamente a minha concecpçao e conceito sobre as belas borboletas.... Sim mas o motivo principal de eu estar aqui te contando todas essas particularidades de mim, é porque ao entrar em sua pag. me deparei com seu texto que fala como se fosse minhas as palavras. entao venho te pedir autorizaçao para publicar seu texto tao bem escrito na orelha do meu livro, dando a voce seus cresditos, isto é publicando seu nome abaixo do texto. Gostei muito e como ja esta escrito de uma forma envolvente,resolvi, te pedir este consentimento.. e um outro motivo talvez o mais importante de todos é que depois de muitos anos(27) diagnoasticada erradamente descobri que todo meu problema era a tireoide que estava doente... e a minha tao importante tireoide tem tambem a forma de uma borboleta...Abraços...aguardo voce..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cleo, bom dia! Tudo bem? Primeiramente peço-lhe desculpas pela demora no retorno, estou passando por um momento em minha vida de muitos afazeres e não estou tendo tempo para me dedicar ao blog, estou no final de uma pós-graduação, com muitas atividades e TCC para entregar esse final de ano. Sinto-me muito agradecida pela postagem, por ter gostado do texto e pelo convite. Pelo pouco que descreveu sobre sua trajetória de vida e superação, pois acredito que cada dia nos superou mais, vencemos mais, nos tornamos seres melhores, principalmente em situações difíceis é onde mais nos transformamos assim como as borboletas... Como esta a edição do livro? Gostaria muito de ler essa história! Deixo meu e-mail para que me contate thais.paulaferreira@gmail.com. Beijos fique com Deus!

      Excluir
  4. q merda, vi uma borboleta azul e o q vai acontece? vo joga habbo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia! Não entendi a analogia entre borboleta azul e habbo, rs, desculpe minha ignorância. Que coisa maravilhosa é ver uma borboleta azul, sempre me alegro e me encanto ao ver esse lindo inseto lepidóptero. Não significa que ao vê-lo irá acontecer algo em nossas vidas, pois nossas vidas passam por diversas modificações dia-a-dia, assim como as borboletas. Tenha um ótimo dia! Fique com Deus!

      Excluir
  5. Bom dia, sempre observo as coisas da vida, e uma delas e como Deus, manifesta através da natureza ,os toques ,,, de inspiração que as vezes ,muitas vezes,, nos aprendizes,, precisamos ter ,nesta caminhada..Aconteceu um fato, um dia,em um rio, de uma borboleta azul,,, do nada,,,, bailar sobe este riacho , ali estando duas, pessoas alegres, felizes com o dia,o momento,,, o local, e esta borboleta azul, ficou em torno da gente, por alguns minutos, e sempre querer pousar,na pessoa que estava em meu lado,este local,.riacho,é muito inspirador ,nascente de aguas cristalinas, passa uma energia, pura, forte, transformadora,foi batizado,por nome,,, poço da cura... por um caminhante..digo de passagem vidente ... e tambem neste dia, aconteceu algo diferente, um beija flor, bailou um tempo ,,, proximo da gente.. chamando a atençao naquele momento... ai eu penso,,,, DEUS,,, pra mim,tenta nos chamar atençao de alguma ,forma e uma delas, e pelos encantos da natureza... sou espirita, tenho uma ligaçao forte, com a natureza, espiritualidade,,, e a derradeira,passagem neste riacho ,foi a BORBOLETA AZUL, ja duas, vezes.. e neste dia, eu me empresionei. pois ela queria ,que queria, pousar ,nesta minha amiga.. chamando muito sua atençao..
    Boas lembranças , toques,de inspiraçao, deve ser observados, mexeu muito comigo..
    Amigos, que DEUS sempre esteja abençoando vcs..
    Abraços Caminhante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Amigo, Sim! Deus tenta chamar a nossa atenção o tempo todo e por diversas formas e até mesmo as que menos imaginamos, e creio que a natureza é sem dúvida uma das mais belas formas em que ele se manifesta, seja pela chuva que nos traz a água, um bem tão necessário para todo ser vivo, a terra fértil que nos traz o alimento... As plantas, os animais, os insetos, tem muito a nos ensinar, temos que observá-los e aprender e compartilhar essas lições. Fique com Deus!

      Excluir
  6. Sou guia de turismo, ando muito pelas cachoeiras sempre tem muitas borboletas mas uma em especial quando vejo e prenúncio do mal, nesta última segunda feira fui sequestrada escapei por milagre. No domingo ela tinha aparecido no mmesmo lugar! !!

    ResponderExcluir
  7. Olá Thata, muito prazer! Meu nome é Gabriella. Estou finalizando um curso em coaching ontológico e o tema do trabalho de final de curso é sobre como me sinto ao final deste módulo. Ao iniciar esta reflexão pensei que me sentia como uma borboleta azul e me vi representada no ciclo de vida deste ser tão maravilhoso. Sem contar que é um dos meus animais de poder no xamanismo.
    Então, decidi pesquisar sobre este significado e encontrei seu texto sensacional, que traduz tudo o que sinto e o usei em meu trabalho citando sua autoria.
    Gostaria de confirmar sua autorização para este uso, ok!
    Muito obrigada e Grande beijo
    Gabriella

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos...meu nome é Ana Maria,gostei muito do teu blog.
    A borboleta azul,que é maravilhosamente linda e rara de se ver...para mim tem um significado simbólico de fases em que acontecem fatos que a primeira vista são totalmente desagradáveis:na verdade a morte física mesmo,Claro que com o tempo o sofrimento e a falta das pessoas que nos são caras,abranda,A primeira vez que vi a borboleta azul.foi aqui no meu quintal,no mesmo dia minha filhinha de dois meses desencarnou,causando muito sofrimento para nós que ficamos por aqui.Isso faz dezessete anos,A segunda vez que vi a borboleta azul faz exatamente tres anos e meio,desta vez foi o meu pai que foi para o outro plano,Então realmente acho que a BORBOLETA AZUL é uma mensageira...não só de coisas que consideramos boas,mas também como mensageira de ciclos,como morte renascimento e cura.Thata,muito bom escrever aqui,porque nunca falei disso para ninguém...Um abraço e obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Desde criança fui encantada com as borboletas e percebi, a certa altura, que suas cores e aparências iam se modificando de acordo com o local onde viviam. A partir da maturidade, as azuis, tão raras de serem vistas, começaram a chamar minha atenção de maneira muito forte, aparecendo inclusive em sonhos. Desde então, procurava um significado para as borboletas azuis e hoje, casualmente, encontrei aqui em seu blog o esclarecimento que mais me convenceu. É confirmadora a explicação, porque quando apareceram mais fortemente, era a finalização de um ciclo de minha vida, que aconteceu subitamente, porém bastante duro para encarar. No momento crucial, não era uma borboleta azul, mas três... porém quanto ao número, tenho minhas suposições, mas creio que em algum momento, tb ainda encontrarei a explicação ideal. Parabéns pelo Blog. Abraços

    ResponderExcluir
  10. Tenho visto muitas borboletas azuis, com muita frequencia. Eu trabalho sempre viajando por estradas e elas sempre estão no meu caminho nas estradas, as vejo com muita frequencia que acho muito estranho. Eu as via muito em dois locais , em duas cachoeiras que eu frequentava,agora as vejo sempre na estrada. todo dia quase.

    ResponderExcluir
  11. Essas borboletas são sempre usadas na Teoria do Caos, só sei que se um dia eu encontrar uma eu saio correndo

    ResponderExcluir
  12. eu vi uma borboleta azul e sem querer pisei nela,mas mesmo assim da sorte

    ResponderExcluir
  13. nome e roniele hoje uma borboleta voando em redor de mim ela era borboleta azul eu fiquei muito feliz o que tinha acontecido hoje

    ResponderExcluir